sexta-feira, agosto 28, 2009

Via Amigos: Selos: Exibir ou não exibir, eis a Questão

Os selos são a nova febre da Internet. É mais uma moda que chegou e não adianta fechar os olhos; eles estão por toda parte. Exibí-los ou não? No início fui um tanto quanto 'indiferente' a eles. Ignorá-los? Não, não cheguei a esse ponto. Agradecia, dizia que ia pegá-los para exibir depois - e realmente os pegava mas o 'depois' ficava vago... Não sabia como fazer. Não queria que nosso blog virasse lapela de ex-combatente. Observando, pouco a pouco compreendi o porquê dos ditos cujos.
...
O mundo tornou-se mesmo pequeno, em termos de comunicação, mas as pessoas estão cada vez mais isoladas. Bem informadas, mas cada vez mais trabalhando isoladamente. O tradicional catar nas ruas a informação ficou, para muitos, obsoleto . O moderno é navegar em busca do que se quer. Não é mais necessário ir 'buscar'; a notícia vem até você, via Internet, esteja onde você estiver. Nos jornais, o modo de se trabalhar mudou. Em casa, temos tudo à mão, sem sair da telinha. Até as 'fofocas' são sem o contato direto com o outro.
...
Não é preciso pensar muito para se compreender a necessidade que hoje as pessoas têm em seus relacionamentos diários. Os amigos virtuais, muitas vezes, substituem os amigos 'de carne e osso'. Aí surgem os mais diversos modos de mostrar ao amigo que gostamos dele, que temos afinidades, seja na troca de uma palavra, de uma foto ou do envio ou recebimento de um desses selinhos. 'Nosso amigo' está do outro lado da cidade, do país ou mesmo do mundo; nunca o vimos - e talvez jamais o veremos, mas ele está sempre 'presente'; Um amigo 'de caixinha', que mora dentro da caixa de nosso computador, mas fisicamente longe. Longe e perto, bem pertinho de nós - bastando apenas um clique pra 'conversar' com ele... É como se ele morasse em nossa casa, ou ao lado, um vizinho talvez, bem mais íntimo que muitas pessoas que moram no apartamento ou na casa ao lado. Quantos vizinhos mal sabem seu nome - se sabem! O amigo virtual, esse sim, está sempre 'do seu lado', com palavras gentis. Participa de suas conversas - os posts - com aqueles comentários que você gostaria de ouvir, interagindo sempre.
...

Esse preâmbulo todo é só pra dizer que aderi aos selinhos, 'pela metade'. Compreendi a necessidade deles nas comunidades virtuais. Como já disse na Via Amigos, são carinhos em forma de selos. Foi o modo como recebi um desses carinhos que me fez pensar em mostrá-los. Nossa amiga Doroni, do GO, nos ofertou um, que veio acompanhado com seis regrinhas. Uma dessas 'regrinhas' dizia que tínhamos que enviar a mais cinco pessoas e, outra 'regra', acompanhar para ver se o ofertado tinha dado continuidade a essa corrente, ou seja, se tinha mesmo repassado o selo para outros amigos. Pensei com meus botões: "E agora? Não vou deixar nossa amiga poetisa em maus lençóis!" Concluí que o melhor seria pegar 'de verdade' o prêmio e repassá-lo. A escolha dos amigos foi outro dilema. Resolvi 'homenagear' alguns de nossos amigos que, pensei, pudessem aceitar a brincadeira 'numa boa'. Mas, (Doroni, me desculpe), 'eliminei' a última regra - 'aquela' do acompanhamento. Assim, cinco amigos foram presenteados, repassando para eles a difícil tarefa de mais escolhas.
...
Selo Blog de Ouro, ofertado aos amigos pela poetisa Doroni
...
Disse que aderi 'pela metade' porque consegui 'conciliar' a exibição. Em vez de espalhá-los por todos os lugares da lapela, digo, da lateral do blog, estou reunindo todos em um só lugar, como vi em alguns blogs.
...
Depois de começar, não tem mais volta. Já que peguei um, vamos pegar todos! Gostei da experiência. Obrigada, Doroni, por ter quebrado minha resistência. Obrigada por me ter feito compreender que, sem essas pequenas gentilezas, nosso mundo virtual torna-se realmente um mundo sem alma.
...
Temos um amigo americano chamado Brad (Não é o Pitt, por favor, fanzocas do astro gato - "gato, gatinho, gatão", como diria minha filha, sua fã de carteirinha)... Pois é, voltando ao assunto, nosso gringo amigo querido ama distribuir selinhos. Uma verdadeira Hebe Camargo virtual. Como admira nosso trabalho de preservação ambiental, já nos enviou um monte deles. Também pudera! Recebe prêmios do mundo todo. E generosamente compartilha todos eles com os amigos. São alguns dos selos recebidos dele que vou ofertar hoje.
...

Agora, é a hora. Vou virar mamãe-noel e começar a distribuir lembranças. Lembranças que, com toda sinceridade, estão repletas de carinho. Quem são nossos homenageados? O selo abaixo vai para os amiGOs:
...

- Nossa querida e grande coração Lau, do blog Renascendo
- Nosso companheiro de caminhada 'através da natureza', Dalton França. Seu blog: nocantinhodacurva
- A poetisa Rose, uma das primeiras a nos ofertar um selo, através de um gentil comentário, em maio último. Seu blog: Asas Róseas
- Nosso queridíssimo Calmon, do blog VIVER É PURA MAGIA
- A 'sumida' Dulceny, do blog "Palavras escritas"
- A historiadora Yvelise, do blog Olhos Históricos
- A Zilda Santiago, do blog SOMOS TODOS APRENDIZES
- A batalhadora Vicky, pelo seu trabalho de união no ReUnidos.
... Nota: Vejo com simpatia o intercâmbio entre países. Como o Brad é 'um amor' e vocês também são 'uns amores', acho que vão gostar de conhecê-lo.


Este outro selo, também via Brad, vai para estas novas amigas, cujos blogs são acolhedores e nota mil. São elas:
... - Doroni, não apenas em retribuição, amiga, você merece. Seu blog: CONTOS, LENDAS E TEXTOS
- Sonia Schmorantz, do blog UM VENTO NA ILHA
- Dora, do blog FILHA DO CÉU
- Angela Guedes, do blog Angela Guedes
- Anna Salles, do Blog Anna Salles
- Nossos parceiros. Veja o link de seus blogs na lateral direita. É uma pequena parceria, apenas colocamos o banner ou o link dos blogs em nossas listas de blogs. Assim, de mãos dadas, ajudamos na visibilidade do parceiro.

Para nossos novos amigos e para os amigos parceiros
...
Este terceiro selo de hoje, também made Brad, o Multivias oferta a todos os amigos que caminharam ou caminham conosco. Seus links estão no ReUnidos. Alguns deles estão em nossa lista de blogs amigos.

...
Para todos os amigos que caminham ou caminharam conosco ...

Um ótimo fim de semana para todos vocês!

------------------------